Preço mais barato da soja no mercado brasileiro atraiu o interesse dos norte-americanos

Soja nacional - liderança global
Apesar da seca que provocou forte quebra da safra nacional, os produtores de soja receberam uma notícia inesperada neste mês. Embora os estoques norte-americanos ainda estejam abastecidos, a empresa Perdue Forms - uma grande produtora de proteína de frango dos Estados Unidos - anunciou a compra de três carregamentos do produto brasileiro.
A principal vantagem da transação foi a baixa cotação da commodity brasileira, que ficou atraente com um desconto de US$ 1 por bushel em comparação aos negócios da bolsa de Chicago.
Esta foi apenas a quarta vez que empresas dos EUA realizam encomendas de soja nesta época do ano. Isso ocorreu somente em 2019, 2009 e 2004. Isso porque, geralmente entre janeiro e fevereiro, o país ainda conta com estoque suficiente da oleaginosa.
Com a confirmação dos embarques, os carregamentos da soja brasileira devem chegar à costa leste dos Estados Unidos a partir de março.
Brasil lidera ranking mundial dos produtores de soja
De acordo com números da safra 2022/2023, o Brasil é o líder mundial das exportações de soja em grão, seguido por Estados Unidos e Argentina. Ao todo, os países colheram 297 milhões de toneladas no período - ou cerca de 80% da produção global. Somente o Brasil produziu 156 milhões de toneladas no final do último ciclo.
Comentarios