Bahia dá "passo gigante" para combater a violência no Carnaval
- Núcleo de Notícias
- 6 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Disposto a erradicar a violência, governador da Bahia já começou a apreender as "perigosas" pistolas d'água dos foliões

Material apreendido pela PM de Salvador
A Bahia decidiu, de uma vez por todas, erradicar a violência no estado. Os esforços aplicados pelo governador Jerônimo Dias (PT) já começaram, inclusive, a aparecer.
Nesta semana que antecede a festa mais popular do estado, a Polícia Militar deu exemplo de como será rigorosa durante as micaretas - e na celebração do Carnaval em si. Segundo a corporação, dezenas de pistolas de água - normalmente usadas pela população para se divertir em eventos festivos - foram apreendidas dos foliões que "ousaram" desobedecer a nova legislação. A medida segue a regulamentação prevista em lei sancionada no final de janeiro pelo chefe do executivo estadual.
De autoria da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), a regulamentação aprovada pela Assembleia Legislativa em 2023 visa abolir “práticas machistas e misóginas”, como explica a secretária de Políticas para as Mulheres, Elisângela Araújo.
“A gente acredita na prevenção e na sensibilização das pessoas para acabar com esse tipo de violência machista e misógina dentro do nosso Carnaval”, explicou..
Classificação de Pistolas D'Água, segundo o governo da Bahia
Segundo a Polícia Militar, para ser enquadrado na categoria da “proibida” pistola d’água, o objeto deve seguir os critérios observados em um “mecanismo manual ou automatizado, que disparem água ou outros líquidos”. De acordo com o governo petista, as agremiações e organizações deverão adotar medidas para impedir o uso dessas pistolas, “incluindo campanhas educativas e penalidades”.
Comments