Com vitória da Aliança Democrática, direita volta ao comando de Portugal
- Instituto Democracia e Liberdade
- 12 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
Portugal está nas mãos do Partido Socialista desde 2015

Aliança Democrática
A direita irá governar Portugal após quase uma década. Segundo dados divulgados pela Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna de Portugal, a Aliança Democrática - composta por integrantes de centro-direita - terminou em 1º lugar, com 79 dos 230 deputados nas eleições gerais realizadas de forma antecipada neste domingo (10).
Em segundo lugar aparece a atual sigla governista, o Partido Socialista, que obteve 77 cadeiras na Assembleia da República. Já o Chega, liderado por André Ventura, foi o que mais cresceu no pleito, obtendo 48 deputados. Antes das eleições, o partido tinha apenas 12 cadeiras.
A relação de eleitos no final de semana ainda conta com mais 13 deputados de partidos de esquerda, 8 de direita e 1 independente. Os dados foram compilados e divulgados pela
Montenegro deverá governar com a minoria
Com a Assembleia legislativa da República praticamente definida (99% das urnas apuradas), Portugal ainda aguarda pela escolha do primeiro-ministro. O cargo deverá ficar com Luís Montenegro do Aliança Democrática, que prometeu não se aliar com o Chega. Caso seja confirmado como chefe do Executivo, Montenegro irá substituir André Costa, do Partido Socialista, que renunciou após escândalos de corrupção.
Comments