Mercados se beneficiam de políticas econômicas, queda do dólar e otimismo cauteloso dos investidores

O índice S&P 500 registrou o melhor desempenho para o início de um mandato presidencial desde a era Ronald Reagan, em 1985. Nesta sexta-feira (24), o índice fechou a semana com alta de 2%, impulsionado por declarações do presidente Donald Trump sobre políticas econômicas que incluem redução de impostos e investimentos em inteligência artificial, além de uma postura moderada em relação às tarifas sobre a China.
Embora o dólar tenha sofrido a maior queda semanal desde julho de 2023, os mercados mantiveram otimismo. O índice MOVE, que mede a volatilidade do Tesouro dos EUA, atingiu seu nível mais baixo desde dezembro.
Políticas e mercados
O setor corporativo apresentou reações mistas. A Meta viu suas ações subirem após anunciar planos de investir US$ 65 bilhões em inteligência artificial até 2025, enquanto empresas ligadas a criptomoedas tiveram alta após uma ordem executiva de Trump favorecendo o setor. Já o setor de tabaco comemorou o arquivamento de uma proposta para proibir cigarros mentolados e charutos aromatizados.
Os rendimentos dos títulos do Tesouro de 10 anos recuaram três pontos-base, para 4,61%. Por outro lado, o petróleo teve sua primeira queda semanal do ano, após Trump pedir preços mais baixos, aliviando temores de inflação.
Perspectivas econômicas e políticas do Fed
Embora o Federal Reserve não tenha sinalizado cortes nas taxas de juros no curto prazo, os mercados esperam reduções de até meio ponto percentual ainda este ano. Analistas destacam que a inflação continua sendo uma preocupação central para investidores e formuladores de políticas.
A temporada de resultados corporativos, que se aproxima, será um teste importante. Apesar da demanda morna por produtos como o iPhone da Apple, empresas como Tesla e Microsoft devem mostrar recuperação nas vendas até o final do ano.
Comments