Dólar será abandonado pelo Egito no comércio com BRICS
- Núcleo de Notícias
- 15 de jun. de 2023
- 1 min de leitura
Principal economia africana está em negociação com Índia, China e Rússia

O ministro egípcio do Abastecimento, Ali Moselhy, declarou que o Egito, que é hoje a principal economia do continente africano, tem planos de se distanciar do dólar americano quando se trata do comércio mútuo com vários estados pertencentes ao bloco econômico BRICS. A informação divulgada na última segunda-feira (12) pela Reuters, revela que o país está buscando utilizar as moedas locais para pagar suas importações da Índia, China e Rússia.
Os membros do grupo econômico do qual o Brasil faz parte ultrapassaram recentemente o grupo G7 quanto ao crescimento econômico e em abril foi procurado por mais 19 países interessados em ingressar no bloco, dentre eles Emirados Árabes Unidos, Argentina, Argélia, Egito, Bahrein, Indonésia, Arábia Saudita e Irã, apresentaram formalmente o pedido de adesão.
Há poucos meses o Egito concordou com um acordo de US$ 3 bilhões com o FMI (Fundo Monetário Internacional), enquanto seus parceiros do Golfo assumiram o compromisso de socorrer o Cairo com investimentos na faixa dos bilhões. A Índia também teria oferecido ao Egito uma linha de crédito com tamanho não divulgado, porém, o ministro Moselhy negou a informação junto à Reuters.
Comments