Novo imposto sobre o petróleo deve gerar forte prejuízo ao setor energético, diz estudo

A regulamentação da Reforma Tributária já passou na Câmara, mas o tema ainda está bem distante de encontrar um consenso. Após o Instituto Pensar Energia divulgar um estudo sobre o impacto do Imposto Seletivo (IS) sobre as commodities, alguns parlamentares alertaram sobre os riscos do também chamado “imposto do pecado” causar forte prejuízo à cadeia produtiva nacional.
Segundo o levantamento, o novo sistema de tributação pode chegar a 1%, o que deve causar perdas de R$ 8 bilhões por ano para o setor energético brasileiro.
“É absolutamente impróprio, indevido e incabível que se tente tributar impostos sobre energia e sobre exportação de petróleo. Absolutamente equivocado”, esbravejou o deputado Júlio Lopes (PP-RJ) após o seminário intitulado “A segurança energética, o Estado e a sociedade”, organizado pelo Instituto Pensar Energia.
“Nós teremos em 2025 todo o tempo do mundo para que nós deputados e sociedade possamos ter outras maneiras e outras formas de tributar o Brasil. Não é aceitável e razoável que nós possamos fazer esse imposto sobre energia”, ratificou o parlamentar.
--
Leia todas as nossas matérias integralmente.
Assine o Rumo Econômico no link abaixo:
Comments