Governo prepara novo pacote para derrotar a inflação na Argentina
- Instituto Democracia e Liberdade
- 16 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Ministro Luis Caputo, reiterou que os objetivos são controlar o caos e buscar a dolarização na Argentina

Milei e Caputo: união contra o caos - Divulgação
O ministro da Economia de Javier Milei, Luis Caputo, confirmou que as medidas econômicas anunciadas na última terça-feira (12) têm como principal objetivo preparar o sistema financeiro da Argentina para a dolarização.
Caputo também alertou para um inevitável avanço da inflação, que poderá subir cerca de 1% ao dia até que a pior herança da história deixada por um governo consiga ser revertida.
“Nosso objetivo principal é reverter essa catástrofe herdada (do governo Alberto Fernández). A Argentina é no momento como um paciente na UTI”, destacou Caputo ao La Nación.
Ao ser questionado sobre a inflação, o ministro fez questão de expor os problemas da frágil economia argentina. Segundo o braço direito de Milei, nos últimos 15 dias o índice atingiu uma inacreditável marca de 3700%.
“Se os números forem analisados, não são exagerados”, reiterou Caputo. “Embora a dolarização e o fim do Banco Central sejam nossas metas, precisamos primeiro controlar o caos econômico do país”, analisou.
"Os outros governos erraram. Eles atacaram as consequências, não as causas da inflação"
Luis Caputo também declarou que a prioridade do momento é garantir que as medidas de choque fiscal deem certo. Por isso, o governo decidiu dar autonomia ao Banco Central para que não haja interferências externas.
Além disso, o próximo anúncio da pasta será uma série de medidas para desregulamentar e desburocratizar a economia.
“O foco é garantir uma transparência maior e realizar reformas estruturais. A reforma do Estado será para simplificar a vida do argentino”, prometeu.
“Os outros governos erraram. Eles atacaram as consequências, não as causas da inflação”, ratificou Caputo.
Comments