Enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram totalmente a produção de arroz, aponta presidente da Federarroz

Dias após o governo autorizar a compra de arroz em mercados internacionais, presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado (Federarroz) afirmou que a produção do Rio Grande do Sul ainda é suficiente para manter a estabilidade do mercado nacional
"Não temos problemas com relação ao abastecimento do mercado interno. As enchentes trazem dificuldades na colheita, mas não faltará arroz nas prateleiras”, garantiu o dirigente.
“Os 83% (das plantações de arroz) colhidos até agora tiveram boa produtividade, o que garante um volume significativo de arroz. Mesmo com as dificuldades na colheita do restante, o Rio Grande do Sul deve registrar uma safra superior a 7 milhões de toneladas”, contabilizou. “A logística é um problema momentâneo, especialmente nas áreas mais afetadas pelas cheias", concluiu.
Segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz, dos 900 mil hectares destinados à semeadura do cereal, 84,2% já foram colhidos, 2,55% foram perdidos inteiramente e 1,97% foram perdidos parcialmente. Com isso, ainda restam 11,26% da safra a ser colhidas pelos produtores.
Comments