Janja viaja à Rússia 6 dias antes de Lula
- Núcleo de Notícias
- 3 de mai.
- 1 min de leitura
Primeira-dama embarca em avião da FAB para Moscou antes da comitiva presidencial

A primeira-dama Rosângela da Silva, partiu na sexta-feira (2) rumo a Moscou, seis dias antes da chegada oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de sua comitiva. O deslocamento foi realizado em um Airbus A330-243 da Força Aérea Brasileira (FAB), que decolou da base aérea de Brasília às 10h13 (horário de Brasília), com previsão de chegada à capital russa nas primeiras horas deste sábado (3), pelo horário local.
A antecipação da viagem, sem divulgação de compromissos oficiais, gerou questionamentos sobre os motivos da ida antecipada da primeira-dama e o uso da aeronave militar para fins ainda não esclarecidos. Até o momento, o Palácio do Planalto não detalhou a agenda de Janja em Moscou ou os custos envolvidos na operação.
Lula, por sua vez, tem chegada prevista para o dia 8 de maio, quando participará, ao lado de Vladimir Putin, das cerimônias do Dia da Vitória — celebração que marca os 80 anos da derrota do regime nazista na Segunda Guerra Mundial. O evento tem forte simbolismo na política interna russa.
Após a passagem pela Rússia, Lula seguirá para a China, onde participará do IV Fórum China-CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), ampliando sua agenda internacional com foco em reforçar laços com regimes autoritários alinhados ao seu espectro ideológico.
A presença antecipada de Janja em Moscou, sem explicações oficiais sobre sua missão ou compromissos diplomáticos, levanta preocupações sobre os critérios de uso de recursos públicos e a crescente atuação informal da primeira-dama no cenário político internacional.
Comments