Furacão resultou em destruição, mas o cenário catastrófico previsto foi evitado
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta sexta-feira (11) que o furacão Milton provocou danos estimados em 50 bilhões de dólares, o equivalente a cerca de R$ 281 bilhões, ao passar pela Flórida. O fenômeno causou inundações, destruição significativa e deixou pelo menos 16 vítimas fatais.
– Especialistas estimam que o furacão Milton causou aproximadamente 50 bilhões de dólares em prejuízos – afirmou Biden durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, após receber atualizações sobre o impacto do furacão. O presidente viajará para a Flórida no próximo domingo (13) para avaliar os danos pessoalmente e garantiu que o governo federal dará suporte total para a recuperação das áreas afetadas.
Milton tocou a terra na costa oeste da Flórida, em Siesta Key, próximo à cidade de Sarasota, na noite de quarta-feira (9), com ventos de até 205 km/h, sendo classificado como um furacão de categoria 3 na escala Saffir-Simpson. O ciclone seguiu em direção à costa leste, atingindo o oceano Atlântico na manhã de quinta-feira (10).
Embora tenha deixado rastros de destruição, o furacão não causou o pior cenário temido. A maior parte das fatalidades ocorreu devido a tornados que atingiram as regiões central e sul da Flórida.
De acordo com o portal PowerOutage, mais de 2,2 milhões de residências e estabelecimentos comerciais estavam sem eletricidade na manhã de sexta-feira.
Milton foi o segundo grande furacão a atingir a Flórida em menos de duas semanas. No final de setembro, o furacão Helene, de categoria 4, devastou o noroeste do estado e deixou um saldo trágico de mais de 230 mortos em cinco estados do sudeste dos EUA.
留言