Lula recua e promete corrigir Imposto de Renda na faixa de 2 mínimos
- Instituto Democracia e Liberdade
- 24 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
Informação sobre eventual correção do Imposto de Renda foi divulgada nesta terça-feira (23)
Evaristo Sá/AFP
Após a chuva de críticas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recuou na decisão de cobrar Imposto de Renda para quem recebe até dois salários mínimos por mês. Segundo Lula, a tabela será reajustada para manter a isenção de pagamento concedida pelo governo por meio de uma Medida Provisória. No ano passado, a MP ampliou a faixa de isenção de R$ 1.903,98 para R$ 2.112.
"Com o reajuste do salário mínimo, as pessoas parecem que vão voltar a pagar o Imposto de Renda, mas não vão. Porque nós vamos fazer as mudanças agora para quem ganha até dois salários mínimos não pague IR”, afirmou Lula nesta terça-feira (23) em entrevista concedida a uma emissora de rádio da Bahia.
Haddad confirma reajuste do Imposto de Renda
Além da entrevista de Lula, a correção do IR foi confirmada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O principal nome da economia do governo disse que a medida de integrar uma emenda da Reforma Tributária.
"Nós vamos fazer uma nova revisão em 2024 por conta do aumento do salário mínimo. O presidente Lula já pediu uma análise para acertarmos a faixa da isenção. Neste primeiro semestre, temos que encaminhar as leis complementares que regulam a emenda da Reforma Tributária.", comentou.
Comments