Obrigatoriedade de vacinação contra a covid-19 em menores ocorre apenas no Brasil

Ministério da Saúde
Apesar de a Organização Mundial de Saúde (OMS) já ter decretado o fim da pandemia em março de 2023, o governo Lula 3 decidiu apostar na obrigatoriedade de vacinação contra a covid-19 para crianças entre 6 meses e 5 anos.
A medida, inclusive, já faz parte do calendário nacional de vacinação desde janeiro e prevê represálias para os pais que se recusarem a imunizar seus filhos. Entre elas, o impedimento de matrículas escolares.
Em reação ao ato autoritário, senadores de oposição se mobilizaram para discutir em audiência pública os critérios do governo para a imunização dos menores - prática já abolida em quase todos os países.
Idealizador do debate, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) afirmou que a aplicação da vacina contra a covid-19 em crianças não pode ser obrigatória.
“É inaceitável que uma criança seja punida com o impedimento do acesso à escola pelo fato de seus pais não terem autorizado uma vacina que não consideram segura, por não existirem dados suficientes sobre a eficácia e a segurança a curto e longo prazo e por não impedir o contágio e a disseminação viral”, declarou Girão.
Convidado para oferecer dados técnicos, o médico infectologista Francisco Cardoso condenou a medida do Ministério da Saúde.
“Neste momento, o Brasil é o único país do mundo que obriga a vacinação contra covid-19 na faixa etária de seis meses a cinco anos”, lamentou.
Médicos estrangeiros condenam vacinação imposta às crianças
A declaração de Cardoso recebeu apoio de seu colega italiano, o médico Andrea Stramezzi. O especialista afirmou que a obrigatoriedade da vacina é um problema “principalmente para crianças mais pobres no Brasil, que têm menos recursos e dependem do sistema público de saúde e de ensino”.
“As crianças ricas não terão problemas de ir para escolas privadas, pagar taxas ou qualquer outra cobrança. Elas podem fazer o que elas quiserem, elas têm acesso a médicos, mas eu realmente acredito e penso nessas crianças pobres”, refletiu.
Комментарии