O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, é suspeito de ter enviado mais computadores para dois municípios administrados por parentes

Lula e Juscelino Filho - Agência Brasil/EBC
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA), é suspeito de ter usado um programa de inclusão digital do governo Lula para beneficiar familiares. Segundo reportagem do Estado de São Paulo, o chefe da pasta teria priorizado dois municípios de seu estado: Vitorino Freire e São Mateus do Maranhão.
Em Vitorino Freire – administrado pela irmã do ministro, Luanna Rezende – Juscelino enviou 120 computadores. Já para São Mateus do Maranhão – comandado pelo primo do ministro, Ivo Rezende – foram entregues 55 máquinas.
De acordo com a Lei de Acesso à Informação, 81% das cidades envolvidas no programa executado em 2023 receberam uma quantidade bem inferior, em torno de 20 computadores cada. Ainda, segundo a apuração, os municípios receberam mais equipamentos do que São Paulo, Fortaleza, Manaus, Porto Velho e Macapá.
Em resposta à matéria, o Ministério das Comunicações afirmou que “retomou o programa Computadores para Inclusão e ainda ampliou as doações de equipamentos para inclusão digital em 22,7%”.
“Em relação às cidades de Vitorino Freire e São Mateus do Maranhão, havia demandas registradas, infraestrutura para receber os laboratórios e necessidade”, reiterou a pasta.
Comments