Representação feita pelo deputado André Fernandes aponta que ministro de Lula teria isentado a CBF em importação de uniformes

André Fufuca - Agência Brasil/EBC
O deputado federal e ministro do Esporte, André Fufuca (PP-AL) será investigado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Ele é suspeito de ter autorizado a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a importar 800 kits de uniformes para o uso da arbitragem brasileira sem o pagamento de impostos.
De acordo com o TCU, o acerto teria ocorrido a pedido do presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, em abril de 2023. O autor da representação contra Fufuca foi o deputado federal André Fernandes (PL-CE).
Segundo apontam as investigações, o valor da operação conduzida pela CBF com aval do governo Lula teria sido de R$ 4,03 milhões. No despacho feito pelo ministro, foram abatidas as tributações de PIS/Pasep, Confins e Cide.
Como mostrou o Rumo Econômico, as relações entre a CBF e o sistema não se resumem ao governo federal. Em janeiro, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, foi favorável à recondução de Ednaldo Rodrigues ao comando da confederação, após ter sido afastado pelo TJ-RJ. O presidente da CBF, vale destacar, havia assinado um contrato com o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), fundado por Mendes.
Comments