top of page

O Dilema da estabilidade de preços nas grandes economias Ocidentais

Foto do escritor: Núcleo de NotíciasNúcleo de Notícias

O papel dos Bancos Centrais na contenção dos juros e solidez das economias

O fenômeno da redução da oferta experimentado em todo o mundo com os efeitos da crise sanitária, que afetou fortemente as cadeias de produção, e derivou em fragmentação dos mercados e suas cadeias logísticas, parece ser no momento a maior preocupação dos economistas e dos diretores dos bancos centrais de blocos de países lastreados em Euros como moeda de referência, frente à necessidade de manutenção dos níveis de inflação em tempos da instabilidade na oferta e nos preços.


Manter preços em tempos de redução de produção e manutenção de demandas, implica em medidas adicionais que podem e devem ser tomadas em conjunto por economias relacionadas como no caso específico da União Europeia e a firme disposição de garantir a estabilidade dos preços.


Em meio a necessidade de recuperação econômica global, ressurge uma velha e perseguida ideia de desdolarização de algumas transações, com a adoção de moedas de países de bloco com economias não tão sólidas e ainda afetas à decisões políticas locais, como agora é o caso de países do bloco BRICS, que historicamente não guardam períodos de estabilidade das suas moedas notadamente como reserva de valor e moeda de troca comerciais, como é o caso do peso político do velho e surrado dólar norte-americano, que dispensa bancos destinados a garantir a sua conversibilidade.


Não parece sustentável esta proposição em termos macroeconômicos no curto prazo, dadas as recentes declarações de países como a China e a Rússia sobre fatores políticos que geram instabilidade global, e que sabidamente têm as suas economias dependentes da conversibilidade e da confiança na moeda patrocinada pelos Estados Unidos, cujo fiador é a sua conhecida estabilidade política, e multiplicidade de grandes investidores dentro e fora da sua economia.

Comments


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page