Deputado foi relator do parecer que salvou André Janones da cassação no Conselho de Ética da Câmara

A absolvição do deputado federal André Janones (Avante-MG) pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara por 12 votos a 5 não surtiu o resultado que a esquerda planejava. Em uma sessão das mais conturbadas da história do legislativo, o ex-diretor de marketing digital da campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se livrou da cassação graças ao parecer do relator da matéria, o deputado federal e candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL-SP).
Após sustentar sem provas que Jair Bolsonaro foi acusado de corrupção pela mesma denúncia sofrida por Janones - a rachadinha - o líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) apontou em seu relatório, que os fatos apresentados como eventuais delitos, teriam sido praticados de forma espontânea pelos servidores do gabinete, isto é, sem qualquer coação por parte de Janones. O voto arranjado de Boulos como relator do caso, segundo analistas políticos, o atige também, devendo causar efeitos negativos em sua campanha para prefeito da cidade de São Paulo, podendo chegar à sacrificar suas chances nas eleições na capital paulista.
“Se a Justiça concluir que, no caso do deputado André Janones, houve crime, que ele seja punido. Agora, não é esse o debate que se está fazendo aqui. O debate que se faz aqui e que está posto no relatório, que nenhum dos que fizeram espetáculo aqui tratou... Trouxeram até coach picareta pra tentar tumultuar a sessão. Eu espero muito - não sei se está aqui ainda o coach picareta, está ali - espero muito que não venda sua candidatura para o prefeito Ricardo Nunes”, acusou Boulos, se referindo ao empresário Pablo Marçal.
Janones x Nikolas Ferreira
Após o Conselho de Ética da Câmara se pronunciar a favor do aliado de Lula nas eleições de 2022, o deputado Nikolas Ferreira fez um longo discurso expondo as práticas ilegais de André Janones desde 2022. Em uma das ocasiões, o deputado chegou a publicar nas redes que Ferreira teria participado de filmes adultos com conteúdo homossexual.
“Ele [Janones] é o maior divulgador de mentiras do Brasil e eu sou uma das vítimas, ele divulgou um ator pornô gay que disse que era eu durante a campanha”, lamentou Nikolas.
No fim da sessão, Janones partiu para as vias de fato contra Nikolas, e os deputados trocaram farpas até a saída da Câmara. O protegiodo de Boulos e Lula chegou a proferir ofensas homofóbicas contra o rival.
“O Janones, que muitas das vezes diz defender as minorias (mas) na hora que ele vai xingar o outro, ofender o outro, ele chama de ‘veado’, ‘boiola’. Ou seja, basicamente o momento que ele vai ofender uma outra pessoa são com essas palavras, então é incoerente”, lamentou o deputado do PL.
Comments