top of page

Pedidos de recuperação judicial no agro dispararam em 2023, aponta Serasa Experian

Foto do escritor: Núcleo de NotíciasNúcleo de Notícias

Pedidos de empresas ligadas ao agro chegaram a 321, mas especialistas dizem que número não é preocupante


Em 2022, pedidos de recuperação judicial foram apenas 176

Levantamento inédito divulgado pela Serasa Experian nesta semana revelou que 321 empresas com atividades ligadas ao agronegócio pediram recuperação judicial no decorrer de 2023 - alta considerável em relação a 2022, quando apenas 176 companhias entraram em situação de "pré-falência".


De acordo com a entidade, integram a lista uma série de companhias com atividades diversificadas relacionadas ao agro, como revendedores, indústrias de insumos, agroindústrias e comércios atacadistas de produtos agropecuários.


Na visão do especialista em assuntos relacionados à agropecuária do Serasa Experian, Marcelo Pimenta, a alta nos pedidos de recuperação judicial das empresas não simboliza propriamente um sinal de crise para o setor. 


“Embora os pedidos de recuperação judicial tenham registrado aumento em 2023, é importante ressaltar que isso não configura uma crise generalizada no agronegócio brasileiro, já que a maior parte do setor segue operando normalmente, sem necessidade do recurso”, destacou o pesquisador.


“É fundamental, entretanto, que os produtores e empresas ligadas ao agro organizem suas finanças e, se preciso, busquem pela renegociação de dívidas, pois a recuperação judicial deve ser utilizada apenas como último recurso. Além disso, temos um novo cenário em que soluções como o Agro Score e instrumentos, como o Fiagro Reorg, podem ser acessados para prever instabilidades financeiras e auxiliar na jornada de recuperação econômica”, ratificou.

Comments


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page