top of page

Primeira nacionalista a comandar a Irlanda do Norte quer união com Eire

Foto do escritor: Núcleo de NotíciasNúcleo de Notícias

Michelle O'Neill fala em promover "mudanças positivas" na Irlanda do Norte


Divulgação - Sin Féinn


Apesar do impasse econômico que mantém a República da Irlanda (ou Eire) em aliança com a União Europeia, a recém-eleita primeira-ministra da Irlanda do Norte, Michelle O’Neill, diz estar confiante no potencial de união com o lado sul da ilha após 100 anos de conflitos políticos. A Irlanda do Norte ainda é ligada ao Reino Unido e, portanto, faz parte do movimento BrExit que separou os britânicos do bloco comercial em 2020.


"Estou determinada a realizar mudanças positivas e a trabalhar coletivamente para fazer nossa sociedade avançar com respeito, cooperação e igualdade”, declarou O’Neill - a primeira nacionalista a chefiar o governo do país - logo após a confirmação de sua eleição. 


Premiê da Irlanda do Norte quer "mudanças positivas"


As mudanças mencionadas pela nova premiê e integrante do partido nacionalista Sinn Féinn incluem a retomada das relações com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, além do acordo fechado com o partido norte-irlandês Democratic Unionist Party (DUP) após os entraves que mantinham impostos alfandegários de produtos ingleses após o BreExit. 


A taxação, inclusive, foi um dos motivos que prolongou o impasse entre a então premiê britânica, Theresa May, e o Parlamento antes da saída oficial do país da União Europeia.


Além da retomada das relações, Michelle O’Neill diz estar confiante em promover um processo de unificação com a República da Irlanda. Ao ser questionada sobre a hipótese pela emissora Sky News, a premiê foi positiva.


“Acho que estamos em uma década de oportunidades. Há tantas coisas que mudam a velha norma, a natureza do Estado, o fato de um republicano nacionalista nunca ter sido primeiro-ministro”, reiterou.


Embora tenha assumido a liderança do governo, O’Neill precisará ainda convencer os antigos opositores a trabalhar pela unificação. Por ter conquistado o maior número de cadeiras nas eleições legislativas de 2022, a nacionalista terá como vice Emma Little-Pengelly, integrante do partido Democrático Unionista (DUP).

留言


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page