Putin destaca importância de "contatos diretos e igualdade no diálogo" entre as nações

A Rússia parabenizou Donald Trump por assumir o cargo de presidente dos Estados Unidos e saudou sua intenção declarada de retomar as relações entre os dois países. Durante uma reunião do Conselho de Segurança Nacional russo nesta segunda-feira, Vladimir Putin comentou as declarações do novo líder americano.
– "Estamos ouvindo as declarações do recém-eleito presidente dos EUA e de membros de sua equipe sobre o desejo de restaurar os contatos diretos com a Rússia, que foram interrompidos pela administração anterior. Também ouvimos sua afirmação sobre a necessidade de fazer tudo para evitar a terceira guerra mundial," afirmou Putin.
O presidente russo afirmou que Moscou nunca se recusou ao diálogo com Washington e sempre esteve disposta a interagir com qualquer administração americana. Ele reforçou que, para a Rússia, o diálogo deve ser baseado em princípios de igualdade e respeito mútuo.
Planos de Trump para encontro com Putin
Donald Trump, por sua vez, sinalizou várias vezes a intenção de dialogar com Putin, com foco especial em encerrar o conflito entre Rússia e Ucrânia. Na semana passada, ele anunciou que planeja encontrar-se com o líder russo "muito rapidamente" após assumir o cargo.
– "Eu sei que ele [Putin] quer se encontrar, e eu vou me encontrar muito rapidamente," declarou Trump. "Eu teria feito isso antes, mas você precisa estar no cargo."
Antes de um encontro presencial, é provável que os líderes iniciem o diálogo por telefone. O Kremlin já demonstrou disposição para trabalhar com a nova administração dos EUA, embora detalhes sobre uma reunião ainda não tenham sido definidos.
Commentaires