top of page

Receita Federal passa a exigir mais uma declaração do contribuinte

Foto do escritor: Núcleo de NotíciasNúcleo de Notícias

Texto que sobreviveu após a derrota da "MP do Fim do Mundo" prevê multas por atraso na declaração do Dirbi


Pacheco deu sobrevida à parte da MP de Lula

Na semana passada, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), devolveu ao executivo parte da polêmica medida provisória 1.227/2024, que previa restringir o uso de tributos de PIS/Cofins para compensar a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia.


A derrota do governo, entretanto, não foi completa. O texto aceito pelo Congresso não só sobreviveu, como já começou a valer até que deputados e senadores avaliem a MP em definitivo.


Trata-se das novas regras sobre benefícios fiscais, que institui a Dirbi (Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária). Estão previstas declarações mensais, trimestrais e anuais, dependendo do segmento. A primeira Dirbi vence a partir de 20 de julho.


A intenção do governo Lula com essa medida é apurar a situação de quem aderiu a programas como o Perse (eventos), Reidi (infraestrutura), além de beneficiados por subsídios nos setores do agronegócio, farmacêuticos e desoneração da folha de pagamento. Segundo a Receita Federal, o atraso da entrega dessa nova declaração pode gerar multas de até 1,5% da receita bruta de cada atividade e de 3% em caso de omissão de receita.

Comments


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page