Austan Goolsbee, do FED Chicago, disse que alta do PIB desmente possível onda de desemprego nos Estados Unidos

O presidente do Federal Reserve de Chicago, Austan Goolsbee, admitiu nessa segunda-feira (5) que a queda no número de contratações registrada em julho até pode sinalizar enfraquecimento da economia. No entanto, o dirigente da unidade baseada na principal cidade de Illinois diz não apostar que seja um sinal iminente de recessão, citando o bom desempenho do PIB dos Estados Unidos como fator.
“Você só quer ser tão restritivo se achar que há medo de superaquecimento. Esses dados, para mim, não parecem indicar superaquecimento”, declarou Goolsbee ao canal CNBC
“Com desaceleração da inflação, a manutenção da política monetária já é um aperto. Se não estamos superaquecendo, não devemos apertar mais”, afirmou Goolsbee, indicando que os juros - atualmente entre 5,25% e 5,50% ao ano - possam ser reduzidos na próxima reunião do FED em setembro.
“Se os movimentos do mercado nos derem uma indicação de longo prazo de que estamos observando uma desaceleração do crescimento, então devemos reagir a isso”, acrescentou.
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos - vale destacar - cresceu 2,8% no segundo trimestre de 2024 - resultado que superou a marca de 2,1% esperada pelos analistas.
コメント