top of page

Reforma de Lula deixa conta de água mais cara

Foto do escritor: Núcleo de NotíciasNúcleo de Notícias

Levantamento feito pela Abcon apontou que reforma tributária irá dobrar os valores pagos atualmente


Divulgação


Enquanto o Congresso ainda permanece indefinido sobre benefícios adicionais ao saneamento, um levantamento realizado pela Abcon/Sindcon (Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) apontou que a conta de água do brasileiro deve ficar mais cara com a entrada em vigor da reforma tributária.


De acordo com a associação, mesmo com os créditos de cashback a serem definidos, o aumento da tarifa deve ser de 18% em média. O reajuste deve acontecer em virtude da nova alíquota do IVA (Imposto sobre Valor Agregado), que deve passar de 9,25% para 27% a este setor.


Caso a alteração seja confirmada, o mais pobre será o grande prejudicado pelo projeto apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que tem como meta ampliar a arrecadação.


Reforma adiciona mais impostos à conta de água


Além da “alíquota turbinada”, a tributação forçará a disparada dos valores nas contas de água em virtude da nova composição tributária. Atualmente, o brasileiro paga somente PIS e Cofins - todos eles, impostos cobrados pelo governo federal.


Com a alteração nas regras, o cidadão comum terá como encargos o ICMS e ISS, que serão substituídos pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), destinado a cobrir as necessidades de estados e municípios. Desta forma, o IBS se juntará ao CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), que substituirá o PIS e Cofins como encargos federais.

Comments


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page