top of page

Reforma Tributária: Burocracia barra redução de impostos para a saúde

Foto do escritor: Núcleo de NotíciasNúcleo de Notícias

Profissionais da saúde não podem aderir ao MEI. Legislação obriga filiação a sindicatos


Redução de 60% não implicará na redução de impostos à Saúde

A impossibilidade de atuar como microempreendedores individuais (MEI) por questões burocráticas - como a filiação a sindicatos - deve afetar diretamente a carga tributária de profissionais da saúde.


Isso porque a regulamentação da reforma tributária aprovada recentemente pela Câmara dos Deputados e com trâmite no Senado irá elevar a margem de impostos pagos pela categoria, mesmo com o advento da redução de 60% da carga sobre a compra de equipamentos e adesão a serviços relacionados à classe, como odontologia, fisioterapia, exames laboratoriais e psicologia. 


Este cenário está previsto a partir da implementação dos novos IBS (Imposto Sobre Bens e Serviços) e CBS (Contribuição Sobre Bens e Serviços), que ocorrerá inicialmente a partir de 2026 durante o processo de transição.


Segundo cálculos feitos pelo governo federal, o total da contribuição ficará em 21,48%, somando 10,6% de IBS e CBS, além de 10,88% de IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica) e CSLL (Contribuição Sobre Lucro Líquido). O percentual é inferior à alíquota máxima prevista de 26,5% no IVA (Imposto sobre Valor Agregado), mas ainda considerado alto para o segmento. 


--

Leia todas as nossas matérias integralmente.

Assine o Rumo Econômico no link abaixo:

Comments


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page