Demandas por empréstimos diminuíram, mas, aumentos constantes em 2022 favoreceram aumento de margem

Ao longo do ano de 2022, os bancos centrais por todo o mundo aumentaram suas taxas de juros com o intuito de combater a crescente inflação. O Banco Central Europeu, por exemplo, realizou aumento de 300 pontos-base em suas taxas de Juros durante o ano anterior até fevereiro de 2023, enquanto o Federal Reserve, dos EUA, flutua suas taxas entre 4,50% e 4,75%. O cenário não foi diferente em Luxemburgo.
A Statec lançou no final de fevereiro um relatório que se propôs a investigar os impactos do aumento das taxas de juros sobre os bancos de Luxemburgo e descobriu que embora a demanda por empréstimos tenha diminuído, as taxas altas levaram ainda ao crescimento das margens de juros para os bancos em 2022.
O crescimento da margem de juros dos bancos Luxemburgueses no último ano (três primeiros trimestres de 2022) foi de 35% a.a. no total, graças ao aumento das taxas de Juros na zona do euro e nos EUA. Bancos de varejo, corporativos e universais, serão os maiores e mais prováveis beneficiados com o aumento dos juros, de acordo com o relatório, justamente por terem a margem de juros como sua principal fonte de receita.
Kommentare