"Resultados decepcionantes" levam estrangeiros retornarem blocos do Pré-Sal
- Núcleo de Notícias
- 10 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Devolução dos blocos do Pré-Sal brasileiro começaram a ser devolvidos no início de 2023

Bacia de Santos - Agência Brasil/EBC
Sem qualquer alarde feito pelo governo federal, gigantes do petróleo internacional já devolveram ao país 15 blocos de exploração da camada Pré-Sal nas bacias de Campos (RJ) e Santos (SP) nos últimos meses. O Pré-Sal, vale destacar, tem sido uma das pontas-de-lança das operações e investimentos da Petrobras nas administrações petistas desde o governo Lula-2.
Os dados foram revelados pelo Diário do Poder, tendo como base informações veiculadas pelo site Upstream a partir de registros da Agência Nacional do Petróleo.
As companhias que promoveram a devolução a partir do primeiro trimestre 2023 foram Shell, Chevron, Exxon Mobil e Repsol - além da própria Petrobras.
Já no trimestre final do ano passado foi a vez da devolução do bloco Dois, na Bacia de Santos, arrematado em 2017. Ela foi executada pelas petrolíferas BP e Equinor. A brasileira Petrobras também aparece na lista.
A matéria publicada pelo site Upstream (requer assinatura) destaca que a devolução promovida pelas empresas ocorreu em virtude da série de “resultados decepcionantes” na exploração de petróleo.
Confira o texto original no site oficial da Upstream
Comments