Governador de SP critica demora no restabelecimento de energia e cobra firmeza da agência reguladora
Foto: Marcelo S. Camargo/Governo do Estado de SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), entrou em contato na noite deste sábado (12) com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, expressando sua insatisfação com a atuação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em relação à distribuidora de energia Enel.
O motivo da queixa é a demora no restabelecimento da energia em diversas áreas do estado, principalmente na Grande São Paulo, após o forte temporal que atingiu a região na última sexta-feira (11). Até o momento, cerca de 1 milhão de pessoas continuam sem luz, com previsão de normalização apenas no início da semana.
Na conversa, Tarcísio pediu o apoio do TCU para pressionar a Aneel a ser mais rígida com a Enel. A agência já enfrenta um processo no tribunal sob a relatoria do ministro Augusto Nardes, cujo julgamento está previsto para novembro.
Em uma postagem recente, Tarcísio reforçou a cobrança, pedindo a revogação do contrato da Enel. "Mais uma vez, a Enel deixou os consumidores de São Paulo na mão. Se o Ministério de Minas e Energia e a Aneel respeitarem o cidadão paulista, o processo de caducidade será aberto imediatamente", afirmou o governador.
Comments