Guerra comercial entre EUA e União Europeia se intensifica com novas tarifas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (13) que irá impor uma tarifa de 200% sobre vinhos, champanhes e outras bebidas alcoólicas importadas da União Europeia (UE) caso o bloco não retire sua taxa sobre o uísque norte-americano.
A ameaça ocorre em meio à escalada da disputa comercial entre EUA e UE. Na quarta-feira (13), a Comissão Europeia anunciou que reativará tarifas contra produtos dos EUA a partir de abril, totalizando 26 bilhões de euros em sobretaxas. A medida é uma resposta às tarifas impostas pelos EUA sobre o aço e o alumínio europeus.
Trump criticou duramente a decisão da UE, acusando o bloco de ser "hostil e abusivo" em relação às tarifas comerciais.
“A União Europeia, que foi criada apenas para tirar vantagem dos Estados Unidos, acabou de impor uma tarifa absurda de 50% sobre o uísque. Se essa tarifa não for removida imediatamente, os EUA imporão uma tarifa de 200% sobre todos os vinhos, champanhes e bebidas alcoólicas da França e de outros países da UE”, escreveu Trump no Truth Social.
As ações dos fabricantes de bebidas alcoólicas europeus caíram, assim como os futuros da bolsa americana, refletindo a preocupação do mercado com a escalada da guerra comercial.
A Comissão Europeia, por sua vez, declarou que segue aberta a negociações, mas confirmou que a suspensão de tarifas sobre produtos dos EUA será encerrada em 1º de abril e que as tarifas estarão em vigor totalmente em 13 de abril.
Comments