Argentina volta a comemorar superávit nas contas públicas e queda da inflação
- Instituto Democracia e Liberdade
- 20 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Segundo o Indec, o superávit foi de 1,18 trilhão de pesos em maio, e a inflação ficou em 4,2% - 50% inferior em relação a abril

Enquanto o Brasil agoniza com aumento do déficit e outros números negativos na economia, o governo argentino voltou a comemorar mais um resultado fiscal positivo. Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (INDEC), houve superávit nas contas públicas pelo quinto mês consecutivo em maio, totalizando 1,18 trilhão de pesos.
De forma prática, o balanço representa que a gestão Milei foi eficiente o bastante para quitar dívidas e juros e ainda contar com recursos extras em seu caixa. Este patamar favorável observado entre janeiro e maio não era atingido pela Argentina desde 2008.
Em comunicado após a divulgação atualizada dos números da economia, a Casa Rosada destacou “a retomada do caminho para consolidação e organização fiscal” do país.
Além do desempenho positivo nas contas públicas, o governo Milei também celebrou a queda da inflação em maio. Em seu quinto recuo consecutivo desde janeiro, o índice ficou em 4,2% - exatamente a metade do registrado em abril deste ano.
Comments