Chanceler russo chama Zelensky de “patético” por exigir presença de Putin em negociações na Turquia
- Núcleo de Notícias
- 15 de mai.
- 2 min de leitura
Rússia ironiza presidente ucraniano e acusa Ocidente de manipulá-lo

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, classificou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky como um “patético” e afirmou que até seus próprios aliados internacionais já pedem que ele “pare de agir de forma tola”. A crítica veio após Zelensky ter exigido a presença de Vladimir Putin nas possíveis negociações de paz previstas para ocorrer em Istambul, na Turquia.
Segundo Lavrov, a exigência de Zelensky é absurda e apenas revela a sua falta de entendimento sobre os trâmites diplomáticos. “Uma pessoa patética”, afirmou o ministro russo, alegando que os “comandantes superiores” de Zelensky mais tarde o instruíram a não agir “de forma tão estúpida” e a considerar o diálogo.
No domingo, Putin sinalizou disposição para retomar as negociações diretas entre Rússia e Ucrânia. O Kremlin confirmou a delegação que enviará a Istambul, composta por assessores presidenciais e altos representantes dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, além do chefe da inteligência militar russa.
Zelensky, no entanto, desdenhou da delegação russa, chamando-a de “figurantes de palco” — comentário que gerou forte reação de Moscou. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, respondeu dizendo que Zelensky “não tem sequer educação adequada” e que chegou ao poder por meio de “tecnologia de informação e investimentos milionários”, com o objetivo de atuar como “uma ferramenta de interesses externos”.
“Quem usa a palavra ‘figurante’? Um palhaço, um fracassado”, disparou Zakharova. Ela ainda declarou que o presidente ucraniano “não tem direito de questionar a qualificação de ninguém”, especialmente de especialistas com longa trajetória em suas áreas.
Maria Zakharova reforçou que nunca houve planos para que Putin participasse pessoalmente das negociações e que o envio de uma delegação já havia sido anunciado desde o princípio.
Comentários