top of page

Doença de Newcastle pode afetar balança comercial brasileira

Foco da doença foi localizado em município do Rio Grande do Sul. Governo suspendeu exportações de frango para 44 países

ree
Aves contaminadas no Sul darão prejuízo ao país

A confirmação do foco da chamada Doença de Newcastle em uma granja localizada no município de Anta Gorda, no Rio Grande do Sul, obrigou o Ministério da Agricultura a promover uma revisão dos embarques de frango para cerca de 44 países.


A medida vale para comercialização de itens como carnes de aves, carnes frescas de aves e derivados, ovos, carne para alimentação animal, preparados de carne e produtos não tratados derivados de sangue. 


De pronto, o foco da epidemia obrigou o governo a cancelar a exportação imediata para Argentina, China e Médico, seguindo as normas sanitárias restritivas de cada país. Já os demais compradores devem encerrar as transações com o Brasil durante 21 dias, e podem estar relacionadas à produção afetada na cidade gaúcha e arredores (cerca de 50 quilômetros do foco).


Os países que se encaixam no cumprimento dos acordos são: África do Sul, Albânia, Arábia Saudita, Bolívia, Cazaquistão, Chile, Cuba, Egito, Filipinas, Geórgia, Hong Kong, Índia, Jordânia, Kosovo, Macedônia, Mianmar, Montenegro, Paraguai, Polinésia Francesa, Peru, Reino Unido, República Dominicana, Sri Lanka, Tailândia, Taiwan, Ucrânia, União Europeia, União Econômica Euroasiática, Uruguai, Vanuatu e Vietnã.  


O que é a Doença de Newcastle


A doença de Newcastle é causada por um vírus que contamina aves domésticas e silvestres. Nos humanos, a doença provoca apenas conjuntivite com duração de uma semana. Segundo os veterinários, ela não afeta os consumidores, pois se dissemina pelo contato direto com os animais.


Comentários


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page