Governo prepara ajustes finais sobre cortes de gastos, diz Haddad
- Núcleo de Notícias
- 4 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
Ministro da Fazenda afirma que detalhes do pacote de ajuste estão prontos e que anúncio será feito “provavelmente nesta semana”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), informou nesta segunda-feira (4) que o governo está em fase de finalização das medidas para corte de gastos, aguardando apenas os ajustes finais para o anúncio oficial. Após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Haddad afirmou que “as coisas estão muito adiantadas do ponto de vista técnico”, e que o anúncio ocorrerá “provavelmente nesta semana”.
A definição das novas medidas levou Haddad a cancelar sua viagem à Europa, que estava programada para os próximos dias. Segundo ele, o pedido de cancelamento partiu do próprio presidente Lula, que deseja concluir o pacote de cortes antes do próximo compromisso internacional.
A expectativa de Haddad é que o presidente finalize o planejamento ainda hoje, inclusive com a possibilidade de um segundo encontro entre os dois ainda nesta tarde. "Estamos na reta final", declarou o ministro, ressaltando que Lula tem se dedicado intensamente ao tema e convocou técnicos da área econômica para consultas em Brasília ao longo do fim de semana.
A decisão do governo é aguardada com atenção, uma vez que o cenário econômico está em situação alarmante, especialmente após o dólar ter alcançado um valor recorde de R$ 5,87 na última sexta-feira (1º), reflexo da incerteza em relação ao pacote de cortes e das expectativas sobre as eleições presidenciais dos EUA.
Comments