top of page

Imposto sobre heranças pode ficar mais caro em 10 estados brasileiros

O imposto cobrado por doações e transmissão de bens sobre heranças ainda poderá sofrer reajuste de 100% na alíquota-base



O aumento de impostos sobre heranças ou doações gerado pela promulgação da reforma tributária deve afetar principalmente os moradores de 10 estados brasileiros a partir de 2025, onde atualmente já é cobrada uma taxa fixa de 8%. 


Segundo as novas regras - que podem elevar  o piso da alíquota em até 16% - o Imposto de Transmissão de Causa Mortis e Doação (ITCMD) ficará ainda mais alto em Alagoas, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Roraima e São Paulo - praças onde já existe a cobrança progressiva do tributo.


O que é o Imposto de Transmissão de Causa Mortis e Doação


O ITCMD é um tributo estadual que incide sobre o valor valor venal de bens ou direitos, incluindo imóveis, veículos, ações e dinheiro. O imposto é cobrado sempre quando esses itens são transferidos a herdeiros em caso de morte, ou na forma de doações realizadas em vida. Além do ITCMD, o contribuinte já tem de arcar com outros custos para receber heranças. Entre eles, taxas judiciais, honorários advocatícios, taxa de cartório e avaliação de bens.

Comments


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page