top of page

Ipam aponta aumento de 433% de queimadas na Amazônia Legal

Ipam conta com a ministra Marina Silva como membro do Conselho Honorário


ree

Queimadas na Amazônia disparam em 2024


O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) divulgou nesta semana o balanço sobre as queimadas na região da Amazônia Legal nos dois primeiros meses de 2024. O órgão tem como integrante do Conselho Honorário a ministra do Meio Ambiente do governo Lula, Marina Silva (Rede).


Segundo a organização, as ocorrências aumentaram 433% em comparação com o primeiro bimestre de 2023. Os focos na região amazônica representam 93% do total de incidentes observados no Brasil neste período.


“Ao todo, 1,8 milhões de hectares foram queimados – um aumento de 433% em relação ao primeiro bimestre de 2023. Em fevereiro, a área queimada chegou a 898 mil hectares, a maior área queimada no mês desde que o Monitor do Fogo começou a monitorar os incêndios no bioma em 2019”, relatou o Ipam.


Outros dados apontam que 47% da área queimada entre janeiro e fevereiro se concentraram em áreas de vegetação nativa. De acordo com o Ipam, as pastagens representaram 17% da área queimada na Amazônia.

Comentários


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page