Jerome Powell mantém coerência em alerta sobre taxa de juros dos EUA
- Núcleo de Notícias
- 13 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Fala do presidente do FED "assustou" mercados, mas não foge da linha estratégica do chefe da política monetária americana

Jerome Powell - Agência Brasil/EBC
O discurso do presidente do Federal Reserve (FED), Jerome Powell, que gerou tumulto nos mercados financeiros do Brasil e do exterior nessa quinta-feira (9) não pode ser considerado “supreendente”.
Embora não tenha alterado a taxa básica de juros após a reunião do comitê de política monetária da semana passada, o dirigente do banco central norte-americano têm dado todas as pistas de que a guerra dos EUA contra a inflação ainda está distante de acabar.
Durante o painel “Desafios da política monetária em uma economia global” organizado pelo Fundo Monetário Internacional, Jay Powell, deixou claro que o trabalho do FED para chegar à meta de 2% de inflação ainda não foi o suficiente.
“Estamos trabalhando para criar uma política monetária capaz de esfriar a inflação e atingir a meta de 2%, mas não estamos confiantes de ter chegado ainda nesse patamar”, afirmou o dirigente.
Powell aposta na coerência - e paciência - para alterar a taxa de juros
Em clara postura de coerência, logo após decidir manter os juros entre 5,25%-5,50% (mesmo índice desde julho), Powell declarou na semana passada que iria observar os números até o final de 2023 para tomar decisões quanto a uma eventual alta na taxa.
“A depender dos resultados até o final do ano, a conjuntura “poderá colocar em risco novos progressos na inflação e justificar um maior aperto da política monetária”, alertou.
Em outro evento no Economic Club de Nova York em 20 de outubro, o presidente do FED já cogitava a necessidade de observar os resultados positivos a médio e longo prazo para saber se os preços estavam realmente em trajetória de queda.
“Alguns meses com dados positivos representam somente o começo do que deve levar para construir a confiança de que a inflação, realmente, está em trajetória de queda”, declarou.
Comments