top of page

Lula tenta reviver “anos dourados” das empreiteiras

Projeto quer reabrir empréstimos do BNDES para obras no exterior

ree

Divulgação


Após ficar congelada nos governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), entre 2016-2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende reabrir a linha de crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) destinada a financiar projetos de empreiteiras brasileiras no exterior. Para isso, um projeto com a regulamentação já foi enviado nesta semana para análise do Congresso Nacional.


Segundo José Luis Gordon, que atua como diretor de inovação e comércio do BNDES, o conteúdo estratégico incluído no projeto já teria sido debatido com o Tribunal de Contas da União (TCU) e prevê “garantir mais segurança jurídica à exportação de serviços de engenharia no mercado internacional”.


BNDES estaria proibido de emprestar dinheiro a "caloteiros"


Para facilitar a aprovação no parlamento, o governo Lula decidiu incluir no texto-base a proibição da concessão de créditos a países inadimplentes com o Brasil. Caso seja mantido no projeto, seriam vetados automaticamente contratos com Cuba, Venezuela e Moçambique. Até o início de 2023, as dívidas acumuladas com estes países (exceto Moçambique) eram de R$ 4,6 bilhões.

Comentários


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page