top of page

Moraes libera depoimentos sobre "tentativa de golpe" mas exclui Mauro Cid

Foto do escritor: Núcleo de NotíciasNúcleo de Notícias

Ministro Alexandre de Moraes (STF) autorizou divulgação do material na íntegra


Ex-ajudante de ordens Mauro Cid - Agência Senado


O ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, liberou nesta sexta-feira (15) o conteúdo de 27 depoimentos relacionados à Operação Tempus Veritatis, que culminou com busca e apreensão, além da prisão de suspeitos de participar de um golpe de estado sob comando do então presidente, Jair Bolsonaro (PL).


Quatorze dos depoentes - incluindo o do ex-GSI (Gabinete de Segurança Institucional), General Augusto Heleno - optaram pelo silêncio previsto pela Constituição. A leva das oitivas também não inclui o depoimento do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid.


As declarações dos ex-comandantes Marco Antônio Freire Gomes (Exército) e Carlos Baptista Júnior (Força Aérea Brasileira) se destacam por afirmar que  Bolsonaro teria questionado sobre uma alternativa para “reverter as eleições”, em caso de alguma irregularidade. 


Ambos teriam garantido que “não havia registro de qualquer irregularidade no pleito”. Eles disseram ter aconselhado o mandatário a desistir do uso da GLO (Garantia da Lei e da Ordem). De acordo com os autos, Freire teria amaçado de prender Bolsonaro, segundo depoimento de Baptista Júnior.


GLO - o que a Constituição diz


A Garantia da Lei e da Ordem está prevista no artigo 142 da Constituição Federal, Lei Complementar 97 de 1999 e Decreto 3897, de 2001. Ela permite ao presidente da República convocar as Forças Armadas se existe “esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem”


Comments


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page