top of page

Oposição pressiona Hugo Motta por votação da anistia nesta semana

Deputados exigem urgência na pauta após STF tornar Bolsonaro réu


ree

Após retornar de viagem ao Japão com o presidente Lula, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), enfrentará intensa pressão da oposição para colocar em votação o projeto de anistia aos condenados pelo 8 de janeiro de 2023. Parlamentares oposicionistas querem que a matéria seja analisada em regime de urgência, evitando novos adiamentos.


O tema ganhou força na última semana, após o Supremo Tribunal Federal (STF) tornar réu o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados de envolvimento nos eventos daquele dia. Líderes da oposição e do governo se reunirão com Hugo Motta na terça-feira (1º) para definir o destino da pauta.


O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), acredita que Hugo Motta cumprirá o compromisso firmado com a bancada oposicionista e levará o projeto ao plenário. Já o deputado Luiz Philippe de Orleans Bragança (PL-SP) alerta que, caso a proposta não avance, a oposição poderá obstruir os trabalhos da Casa. "Uma parte do acordo para apoiá-lo era exatamente a votação da pauta da anistia", destacou.


No ano passado, a proposta chegou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas Arthur Lira (PP-AL), então presidente da Câmara, determinou a criação de uma comissão especial, travando a tramitação.

Comentários


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page